segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Atividade 4.5



Relato do projeto 


Novas tecnologias surgem a todo momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar o curso da TIC já utilizava vários recursos multimídias para apresentar aos meus alunos. No entanto, através do curso pude conhecer outras técnicas e recursos que podem ser aproveitados em nossas rotinas pedagógicas. Com certeza para a elaboração dos projetos desenvolvidos durante o curso da TIC foram melhores elaborados devido as dicas recebidas e contribuições dos colegas. Acredito que estamos no caminho certo para fazer a diferença e por em prática as vastas possibilidades de uso das mídias conscientemente, com objetivos claro e bem preparado. O uso de objetos multimidia contribuem para o desenvolvimento dos alunos, pois chamam a atencao dos alunos tornando as aulas mais prazerosas.

atividade 4.3

  Atividade 4.3


  A leitura feita ao texto de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis  conduz a reflexão de  questões que se fazem presente em nosso contexto educacional,  no que diz respeito ao uso das mídias. Um ponto citado pelo autor (p. 202) que considera-se  relevante para repensarmos a prática escolar como via ao uso das mídias como educação é quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola.  Entende-se que os professores devem adequar  a prática pedagógica integrando as mídias.  É fundamental a integração de  diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do audiovisual no proceso  ensino apredizagem.
         Vivemos numa sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e crianças,  configurando uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas, línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo,  rádio, jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração.   Constatando esta influência como problemática, torna-se função da escola buscar novas estratégias e novos olhares para tal prática, atendendo as demandas futuras, tendo de crescer em número e em complexidade, “incorporando” relevância que possam ter significância no cotidiano dos educandos.
         É sabido que estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e ferramentas de colaboração;  possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto de coautoria com os seus pares;  desenvolver a capacidade para utilizar a tecnologia por meio de uma variedade de mídias para pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar informações e ideias (relatar resultados), efetuar registros diversos e dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de decisões);  envolver o aluno por todos os meios possíveis: pela experiência, pelo som, pela imagem, pela representação/simulação,  pela multimídia, pela interação presencial e virtual são procedimentos necessários neste novo milênio.
         A escola, portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.

Conceituando curriculo 3.5

CONCEITO DE CURRÍCULO  ativ  3.5




Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos. Um currículo é um programa de estudos ou um programa de formação, mas considerado em sua globalidade, em sua coerência didática e em sua continuidade temporal, isto é, de acordo com a organização seqüencial das situações e das atividades de aprendizagem às quais dá lugar.
·  O currículo representa muito mais do que um programa de estudos, um texto em sala de aula ou o vocabulário de um curso. Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e afirma os sonhos, desejos e valores de grupos seletos de estudantes sobre outros grupos, com freqüência discriminando certos grupos raciais, de classe ou gênero.

atividade 3.3

                      Atividade3.3
  • PROJETO: A CRIANÇA E O COTIDIANO
   
TEMA – LIXO X RECICLAGEM
RESUMO DO TEMA: O aluno acessará sites indicados e de busca que contenham campanhas educativas, jogos, passatempos e orientação cultural, tendo sempre como assunto o LIXO e a RECICLAGEM.
Através de pesquisas sobre um determinado aspecto referente ao assunto tratado, o aluno aprenderá que o lixo não deve ser apenas lixo. Dependendo do seu material, poderá transformar-se, através da Reciclagem, em outro objeto, novo e útil. Aprenderá a incentivar os colegas, família, a vizinhança na coleta seletiva do lixo: papel, vidro, plástico e metal. Será um indivíduo ativo na campanha da reciclagem do lixo.
·         Público Alvo: 5º ano do Ensino fundamental;
·         Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências e Artes;
·         Temas transversais atingidos: Ética e Cidadania, Meio ambiente e Saúde;
·         Tempo previsto: 5 aulas.


Objetivos a serem atingidos

·         Observar o destino do lixo nas residências, a fim de conceitua-lo.
·         Utilizar materiais recicláveis em artesanato e confecção de bijuterias.
·         Valorizar as coletas seletivas do lixo, descobrindo os diversos tipos de lixo.
·         Refletir sobre a Natureza, sua força e cuidados que devemos ter para conservá-la inteira, mudando de atitudes com relação à reutilização do lixo.
Recursos Técnicos e Pedagógicos
·         Computador, impressora, vídeos, fotos, revistas, artesanato, e jornais.
Etapas para a execução do projeto
·         Apresentação e orientação do processo de pesquisa na internet;
·         Visitas a sites específicos;
·         Execução de jogos e exercícios;
·         Confecção de peças artesanais;

Sites recomendados para a pesquisa
·         http://www.lixo.com.br
·         http://www.recloteca.org.br
·         http://www.clubkids.com.br
·         http://www.tiogui.com.br